quinta-feira, 16 de junho de 2011

Igreja Nossa Senhora da Saúde

Texto retirado do site Viva Itabira
Imagens do Google Imagens

O início da construção da Igreja da Saúde se deu em 1823 por Bento Joaquim do Amaral e João C. Salgado. Já a conclusão só pôde ser efetivada, em 1848, por iniciativa do então presidente da Câmara Municipal, Cassemiro de Andrade.
Nesse período ela possuía duas torres em seu frontispício, porém, em 1925, após uma tempestade que caiu na cidade uma delas foi atingida por um raio e a edificação teve que ser reformada. Foi então, que a ‘nova’ igreja passou a ter somente uma torre central. Essa edificação possui uma arquitetura que lembra o padrão das capelas coloniais mineiras.


Como toda igreja daquela época a Igreja da Saúde também tinha um cemitério que era localizado à esquerda da edificação religiosa e se chamava São Francisco. Tal cemitério foi desativado, pelo padre Joaquim Santana de Castro, e os corpos tiveram que ser transladados para o Cemitério do Cruzeiro. A intenção do pároco era construir nesse ponto um Centro Comunitário, devido ao crescimento da cidade. Entretanto, isso não ocorreu. Atualmente, o local abriga pontos comerciais que são alugados para terceiros.
A imagem de Nossa Senhora da Saúde que orna o altar principal veio de Portugal há mais de cem anos. Além do mais a Igreja Saúde abriga o “Museu de Arte Sacra”, com belas imagens de valor histórico e religioso.

Em 09-12-1988 a edificação foi tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai).
Localização: Rua Dom Prudêncio, 128 - Centro. Itabira.
Documentos do arquivo da Cúria Diocesana de Itabira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um comentário sempre deixa um blogueiro mais feliz :)