segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Destinos nacionais para a lua de mel: Natal

Um dos destinos nacionais mais procurados por turistas – brasileiros e estrangeiros – no nordeste é Natal, no Rio Grande do Norte. Tive a oportunidade de conhecer essa cidade em Janeiro deste ano, nas minhas férias.

Posso dizer: tudo de bom! A cidade é considerada a capital mais segura do Brasil, e foi isso que senti nas ruas durante as extensas caminhadas que fizemos por lá. Possui também o título de “ar mais puro das Américas” e de “Cidade do Sol”, por ser uma das cidades com maior quantidade de dias de sol no Brasil.

Além das praias maravilhosas, lagoas incríveis e dos cenários dignos de novelas, o povo é muito hospitaleiro! A comida é deliciosa e as opções de lazer são muitas.

Algumas dicas da cidade:

O que comer: Frutos do mar (camarão, camarão, lagosta, camarão), carne de sol e feijão verde. Uma farofinha também vai muito bem. Esqueça dos refrigerantes e aventure-se no suco de caju, seriguela e cajá. Esqueça do churrasco, pois foi o único prato que decepcionou. Não se esqueça de comprar castanhas de caju!

O que não esquecer de levar: óculos de sol e protetor solar. Leve também um chapéu, mas se for fazer o passeio na praia da Pipa, procure uma vendedora de chapeis por lá (são metade do preço que em qualquer outro lugar).

Restaurantes que deve conhecer: uma das coisas que achei interessante é que muitos restaurantes oferecem o serviço de transfer (te buscam e te levam de volta para o hotel sem custo adicional, só para você comer lá). Dois que oferecem isso são o “Farofa d’água” e o “Terra do Camarão”.
Para o jantar, reserve uma noite para conhecer um dos restaurantes Camarões. Comida excelente, atendimento idem. Pelo nome já podem imaginar qual é o prato principal.
Outro detalhe: em todos os restaurantes que fomos os pratos para dois serviam no mínimo quatro pessoas! Comida muito farta.

Onde ir:
Passar só uma semaninha em Natal é covardia, pois são tantos lugares para conhecer e coisas para se fazer naquela terra maravilhosa que dá vontade de parar o tempo! O nosso roteiro fomos nós que fizemos, e deu para conhecer muita coisa:

1º dia: chegada
Chegamos a Natal por volta das 14horas. Nossa opção para a tarde foi:
Almoçar no Farofa d’Água, que nos buscou no hotel e nos levou de volta (comida deliciosa)
         Relax na piscina do hotel
         Passeio no Midway Mall, o maior shopping da cidade (o pessoal chama de “me dei mal”)

2º dia: City tour
O city tour foi um passeio cortesia que ganhamos da agência de viagem. O roteiro do dia foi:
         Conhecer o centro histórico de Natal
         Fortaleza dos Reis Magos (sabia que no Brasil só existem duas fortalezas? O resto é apenas forte)
         O maior cajueiro do mundo (nesse dia experimentei doce de caju, licor de caju, cajuína...)
         Praia de Camurupim (praia super tranqüila)

3º dia: Praia de Ponta Negra
A praia de Ponta Negra é a praia dos turistas. É onde estão localizados a maioria dos hotéis e o cartão postal da cidade: o Morro do Careca.
Essa duna era muito utilizada para a prática do “esquibunda”, mas hoje em dia é área de preservação ambiental.

4º dia: Passeio de Buggue
Um dos melhores dias. O passeio é indispensável para quem vai à cidade. O destino foi o litoral norte:
         Dunas de Genipabu
         Praia de Pitangui (cenário lindo, lindo, onde se localiza o Deserto dos Anjos)
         Lagoa de Jacumã (local do aerobunda e do esquibunda – a-do-rei!)
O fim do passeio foi marcado por um almoço delicioso com lagostas e camarões na praia do Muriú.

5º dia: Passeio na Praia da Pipa
A praia da Pipa está localizada no município de Tibau do Sul, a 90 km da cidade de Natal. Lugar rústico e aconchegante. O local é cheio de falésias gigantes. Cenário maravilhoso...
Fizemos um passeio de lancha e vimos os golfinhos bem próximos.

6º dia: Programa de índio
O único dia do passeio que não recomendo. Caminhamos muuuitoo, muito. Fomos tentar conhecer as praias urbanas (praia do Meio e praia dos Artistas), que não são agradáveis como as outras que recebem turistas. Depois disso descansamos no hotel e passeamos no Shopping do Artesanato Potiguar, parada obrigatória para compras.

7º dia: Praias do litoral Sul
No ultimo dia de praia alugamos um carro, ouvimos indicações da recepcionista do hotel, pegamos um dos mapas que vem nos panfletos dos restaurantes e seguimos rumo às praias do sul:
         Cotovelo
         Pirangi do Norte e Pirangi do Sul
         Buzios
         Barra de Tabatinga – ultima parada, com almoço no Mirante dos Golfinhos.
         Lagoa de Arituba – ótima estrutura, água cristalina.

8º dia: Despedida da cidade!

Tinham tantos outros lugares para conhecer... Ficarão para uma próxima vez.

Imagens: Google Imagens e arquivo pessoal.

1. Olá!
    Adorei a visitinha lá no meu blog!
    Já estou te seguindo!
    Volte logo!

Bjus

Taty

Um comentário sempre deixa um blogueiro mais feliz :)